sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vírus da Imunodeficiência Adquirida- SIDA/HIV


A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é a manisfetação clínica avançada decorrente de um quadro de imunodeficiência causado pelo vírus da HIV (o retrovírus), sendo transmitido pelas vias sexual, parenteral ou vertical (sangue) ou pelo leite materno.
Existem dois tipos de vírus da imunodeficiência humana, o HIV-1 e o HIV-2, e tanto um como outro só se reproduzem nos humanos. O HIV-1 é o vírus de imunodeficiência humana mais predominante, enquanto o HIV-2 se transmite com menos facilidade e o período entre a infecção e a doença é mais prolongado.
O vírus tem que entrar no sistema sanguíneo para poder multiplicar-se, onde infecta e multiplica-se dentro dos linfócitos T4, transformando o seu código genético de RNA em DNA, o que é possível através de uma enzima chamada transcriptase reversa, que lhe permite replicar-se e destruir estas células.
As células CD4 são um elemento fundamental do sistema imunológico, porque são estas que informam outras células sobre a necessidade de combater vírus. O HIV destrói as células CD4 e quando a sua contagem baixa, a resposta do organismo torna-se deficiente. O vírus cria, diariamente, dez milhões de novos vírus, destruindo outro tanto de células CD4.
Todos os dias o organismo produz quase a mesma quantidade de células CD4 para repor a diferença, mas, a partir de certa altura, não consegue aguentar este ritmo. Se a contagem diminui para menos de 200 unidades por mililitro de sangue, diz-se que o soropositivo passou a ter SIDA (Sindrome da Imunodeficiência Adquirida).





  Imagens do vírus HIV por microscópio electrónico de transmissão

Existem, pelo menos, nove subtipos do VIH-1 que são geneticamente diferentes, identificados com as letras de A a J (com excepção da letra E), todos pertencentes ao grupo M. Foram já identificados outros, bastante heterogéneos, pertencentes ao grupo O e ao grupo N.
  •   Na América do Norte e na Europa predomina o subtipo B;
  •   Em África a maioria das estirpes isoladas pertencem aos subtipos A, C e D, sendo o subtipo C o mais comum;
  •   Na Ásia predominam os subtipos C e B e a forma recombinante AE.
Fora do organismo humano, à temperatura ambiente, o vírus pode sobreviver cerca de uma hora. E permanece vivo no sangue coagulado durante mais tempo.